Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr

  • Carmem Lúcia Rosa da Silva Universidade Federal de Roraima

Resumo

Este artigo descreve minhas práticas pedagógicas juntamente com o experimento relacionado ao meu projeto doutoral, exigência para aprovação nas disciplinas de Estágio a Docência II e III do Curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Na tese de doutorado pretendo avaliar a percepção ambiental dos discentes da 1.ª série do Ensino Médio do CAp/UFRR sobre os processos de degradação ambiental da bacia hidrográfica do igarapé Frasco. No entanto, esse experimento objetiva diagnosticar e analisar o nível de percepção e sensibilização prévia dos alunos. Para coleta dos dados usou-se questionários e a análise dos resultados verificou se os discentes percebem a paisagem de modo integrado, colocando-se como parte do meio. O resultado mostrou a bacia hidrográfica não compreendida como um “sistema aberto”. Em torno de 40% dos discentes entendem a bacia apenas como uma área. É notória a dificuldade que eles possuem em entender bacia hidrográfica como um geossistema. A continuidade desse trabalho que permeia a construção da tese, objetiva envolver os estudantes participantes em novas metodologias, e ampliar a percepção que os discentes possuem sobre o meio e sensibilizá-los da necessidade de um novo paradigma, com novos valores e atitudes quanto à sustentabilidade socioambiental.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Rosa da Silva, Universidade Federal de Roraima
Carmem Lúcia Rosa da Silva, Licenciada em Geografia, Especialista em Relações Fronteiriças, Mestre em Recursos Naturais, UFRR, CEDUC, Professora de Geografia Geral e Coordenadora Pedagógica.
Publicado
06/04/2017
Como Citar
ROSA DA SILVA, Carmem Lúcia. Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 85 - 94, abr. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/539>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Experiência Ambiental: Prática Pedagógica; Sensibilização.