UM ENSAIO SOBRE A ALIENAÇÃO DO ESPAÇO PELA SOCIEDADE CAPITALISTA DE CONSUMO
Resumo
A globalização é um fenômeno que tem proporcionado um processo
sem precedentes de integração social, política, cultural e
principalmente econômica, a nível mundial. Na era atual da tecnologia da
informação, a circulação de bens e serviços aumentou vertiginosamente
propiciando uma explosão do consumo em praticamente todas as sociedades
do mundo. E o espaço geográfico, enquanto locus das relacões consumistas
modificou-se drasticamente, virtualizando-se por conta da Internet, um
dos principais produtos da era da tecnologia da informação. Este ensaio
postula um modelo de homem, denominado de “homem hobbesiano” e, com base
neste postulado, apresenta algumas considerações referentes à temática
do consumo e seu reflexo em padrões sociais e culturais das sociedades
modernas, com relação ao espaço, que ficou, ao mesmo tempo, infinito e
curto, enquanto lugar, paisagem e território. Ao final do texto,
conclui-se que o espaço, produto histórico produzido socialmente, é
desvinculado (alienado) da própria sociedade de “homens hobbesianos”
que o produziu, justamente no momento de sua produção como locus de
consumo.
Palavras-chave
Espaço; paisagem; território; consumo; alienação
Texto completo:
PDFISSN: 1982-3878




