CAMINHOS INVESTIGATIVOS SOBRE OS TERRITÓRIOS DA INFÂNCIA
Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender que tipos de relações
ocorrem entre a criança e seus territórios lugares dentro da escola. A
presente investigação se caracteriza como um estudo de cunho etnográfico
e interdisciplinar. Os resultados apontam que os territórioslugares são
influenciados pela prática de um discurso hegemônico que limita o
espaço interno da escola à sala de aula, não permitindo que a criança
construa uma realidade inerente a essa fase da vida. Além disso, as
crianças atendidas na referida instituição pesquisada residem em bairros
que não dispõem de equipamentos públicos como praças e brinquedos que
permitam criar e construir a própria condição espacial na infância.
Assim, acreditamos que a escola precise ter no seu ambiente interno um
espaço que seja sensível as territorialidades da infância, propiciando
as crianças explorar de modo singular esse espaço geográfico,
tornando-se sujeito no processo de produção do espaço, uma vez que parte
do seu dia é vivenciada neste lugar. Desse modo, a escola contribuirá
de modo significativo na experiência de construção dos conceitos
geográficos no período da infância, possibilitando a participação da
escola e seu entorno na perspectiva do sujeito de direito
Texto completo:
131-153DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.18171
ISSN: 1980-4490