A TV Multimídia nas Práticas Pedagógicas dos Professores nas Escolas Públicas do Estado do Paraná: um diagnóstico a partir da Teoria da Atividade
Resumo
O artigo apresenta o resultado de uma investigação a respeito do uso da TV Multimídia nas práticas pedagógicas dos professores da Rede Pública Estadual do Paraná. Identifica a importância e a contribuição do aparelho para o processo de ensino e aprendizagem, bem como analisa a percepção docente acerca da permanência do equipamento no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem metodológica quantiqualitativa com aplicação de questionário aos professores pelo formulário Google. Os dados coletados foram analisados por meio da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 2014) a fim de compreender o processo em sua totalidade. Na pesquisa foram encontradas evidências de que os docentes que fazem uso do equipamento atribuem significação à sua experiência pedagógica mediada pelo instrumento tecnológico. Constatou-se que grande parte dos professores que responderam ao questionário utiliza a TV Multimídia, já que é o único equipamento multimídia disponível em sala de aula.
Palavras-chave
Teoria da atividade; TV multimídia; Novas tecnologias.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p239
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ISSN: 0102-3888
E-ISSN: 2447-1747
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