EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Este trabalho resulta de uma pesquisa feita em uma escola de
ensino fundamental, que teve como objetivo investigar junto a um grupo
de alunos que vivenciaram um programa de atividades de Educação
Ambiental se os mesmos, já estando há dois anos como egressos da escola,
tinham ainda em suas memórias, os registros das intervenções realizadas
e se, de alguma forma, elas resultaram em mudanças significativas na
relação desses alunos com o meio em que vivem. O programa de atividades
que foi avaliado na pesquisa teve como base teórica o modelo das .Cinco
Fases., o qual envolve, além de conhecimentos específicos em diferentes
áreas de conhecimento, o trabalho com valores e com a afetividade. A
metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi qualitativa
e, nas conclusões, observa-se que, embora esforços dessa natureza
apresentem bons resultados, ainda há muito que repensar e fazer no que
diz respeito às tomadas de decisão para colocar a Educação Ambiental, e
principalmente a que ocorre no contexto escolar, como parte efetiva das
mudanças que nos permitirão reconstruir a relação com a Terra em que
vivemos.
Texto completo:
PDF
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >