OS CENTROS LOGÍSTICOS E INDUSTRIAIS ADUANEIROS E A INTEGRAÇÃO TERRITORIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Lucas Ferreira Rosa Penha Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Fluidez territorial, Porosidade territorial, Logística, Circuitos espaciais produtivos, Aduanas

Resumo

De agosto a dezembro de 2006 esteve em vigência uma medida provisória que alterava os procedimentos de criação de estações aduaneiras em zona secundária (portos secos) e criava, assim, uma nova categoria de recinto aduaneiro: o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA). São armazéns alfandegados onde se realizam os procedimentos de desembaraço aduaneiro na importação e exportação de mercadorias, entretanto, não estão localizados nas zonas de portos e aeroportos (zona primária). A medida estabeleu uma “liberalização” do setor ao transferir a iniciativa da criação destes recintos à esfera privada quando até então era de encargo exclusivo da Receita Federal, por meio de processos licitatórios. Trata-se de objetos geográficos com densidades técnicas e normativas que firmam-se como alternativa aos portos e aeroportos para os procedimentos de desembaraço aduaneiro. O presente trabalho pretende entender as implicações territoriais destas novas estruturas no estado de São Paulo, em um período caracterizado pela dispersão e dissolução do processo produtivo e pela crescente importância da circulação dentro deste.

 

Downloads

Biografia do Autor

Lucas Ferreira Rosa Penha, Universidade de São Paulo
Mestrando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Orientado pela Profª Drª Maria Mónica Arroyo.
Publicado
2009-12-30
Como Citar
Penha, L. (2009). OS CENTROS LOGÍSTICOS E INDUSTRIAIS ADUANEIROS E A INTEGRAÇÃO TERRITORIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (26), 143-158. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74147
Seção
Artigos