Trabalho de campo no ensino da geografia na escola de 1º e 2º graus
Resumo
A função do professor, segundo Nidelcoff (1983), é auxiliar o
aluno a ver e compreender a realidade, expressar tal realidade e
expressar-se, descobrir e assumir a responsabilidade de ser elemento de
mudança.
Fundamentando essa função, o ensino da Geografia tem o
objetivo básico de levar o aluno à compreensão das inter-relações
existentes entre os elementos que concorrem para a formação e
organizacão do espaço, acompanhando as constantes transformações
decorrentes da ação humana em suas relações com o meio em determinado
momento.
Então: Será que estamos empenhados em fazer uma Geografia
que possibilite alcançar tais metas? Como desenvolver nosso trabalho
para atingir tais objetivos? Não será através do estudo de elementos
próximos que propiciem o entendimento da realidade? Ou, ao contrário,
continuamos debruçados numa Geografia fria, morta e acadêmica tão
distante que se torne inútil, trazendo deliberadamente um total
descrédito social? Não será hora de lançar mão de situações concretas,
que estimulem a reflexão, a crítica, a aplicação e, portanto, o conhecer
dos processos pertinentes ao contexto?
Desta forma, uma das
atividades que acreditamos facilitar a tarefa do professor é o Trabalho
de Campo (TC). Ele serve de estimulo, na medida que utiliza situações
concretas, sugerindo uma aplicabilidade imediata. O TC propicia a
descrição, comparação, explicação e a compreensão dos diversos elementos
que concorrem para a formação das paisagens geográficas. O aluno sente a
Geografia inserida no seu dia-a-dia, concluindo que ela é útil. Começa a
criar neste campo do conhecimento e passa a valorizá-la como as demais
ciências.
Mas, o que é TC em Geografia?
Para nós, é toda a
atividade oportunizada fora da situação de sala de aula, que busca
concretizar etapas do conhecimento pela observação direta de elementos
significativos para o campo da Geografia. Não significa uma pesquisa,
tampouco é sinônimo de viagem. É simplesmente levar o aluno a descobrir o
que nós professores já sabemos.
O TC deve ser desenvolvido já nas
primeiras séries, para que hábitos e habilidades sejam adquiridos com
mais segurança. Desde cedo devem-se propiciar situações que levem a
criança a pensar o espaço. Não será uma atividade especial; dentro do
possível, deverá fazer parte normalmente do processo
ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
O BGG é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre
Endereço / Address:Rua Uruguai nº 35 sala 426, Centro
CEP: 90010-140
Porto Alegre - RS - Brasil
Telefone / Phone: 55 51 3019-8190
Contato/mail to: boletimgauchodegeografia@ufrgs.br