Ensino Superior e Desigualdades Regionais: notas sobre a experiência recente do Brasil

Clélio Campolina Diniz, Danilo Jorge Vieira

Resumo


O artigo tem como objetivo examinar os principais aspectos do processo recente de crescimento e de desconcentração espacial do sistema de educação superior brasileiro. Argumenta-se que a expansão do sistema universitário nas regiões menos favorecidas, especialmente o Norte e o Nordeste, estabeleceu condições mais promissoras para o desenvolvimento dessas frações geográficas “periféricas”. Ademais, a desconcentração geográfica do ensino superior se traduz na ampliação do alcance territorial do Sistema Nacional de Inovação Brasileiro, que tem, entre suas características marcantes, acentuada concentração regional, criando, assim, tendências para um desenvolvimento científico e tecnológico menos centralizado em termos espaciais.

 


Palavras-chave


Desigualdades regionais. Sistema Nacional de Inovação. Desenvolvimento econômico. Desenvolvimento regional. Ensino superior brasileiro.

Texto completo: PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br

Indexada em:

Dialnet