Representações de mundo, geografias adversas e manejo simbólico – aproximações entre clínica psicopedagógica e ensino de geografia
Resumo
O artigo estabelece relações conceituais e operacionais entre
representações de mundo, manejo simbólico e aproximações entre clínica
psicopedagógica e ensino de geografia, em periferias urbanas, onde a
geografia proximamente vivida e os contextos sócio-econômicos são
expressos, pelos pacientes de práticas clínicas, como adversos para a
existência. Temas geográficos são utilizados como meio para o trabalho
de ressocialização de crianças e adolescentes gravemente conflituados,
sendo apontada uma proximidade entre clínica psicopedagógica, escola
pública e ensino de geografia, se consideradas conflituosidades
manifestadas na clínica e na escola como proximidades situadas sobre a
extensão de um mesmo universo social gerador de exclusões.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Esta é uma publicação licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Indexações e bases bibliográficas