ENTRE O LUGAR E O ALÉM-LUGAR: O JOGO DE ESPELHOS, PAISAGENS, GEOGRAFIAS

Main Article Content

Claudia Luisa Zeferino Pires

Resumo

A paisagem como conceito e campo metodológico é preocupação nas atividades de pesquisa e ensino de Geografia. Sua trajetória nos instiga a refletir sobre diferentes leituras do espaço onde a paisagem, como um texto, estrutura-se em sistema de signos na qual são transmitidos, reproduzidos, experimentados e explorados que se movimenta em um jogo de olhares como espelhos, múltiplos e dinâmicos que podem ser interpretados numa perspectiva dialógica. Nossa intenção é refletir metodologicamente sobre enunciados que podem indicar estratégias para compreender a paisagem na perspectiva de quem observa, no sentido de provocar a dialogicidade com o mundo vivido e, ao mesmo tempo, compreender dinâmicas espaciais a partir da relação entre o sujeito, o lugar e o além-lugar e seus espaços de interligação.

Downloads

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Claudia Luisa Zeferino Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia pela UFRGS, Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia (UFRGS). Professora adjunta do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em linhas de pesquisas e extensão com ênfase em espacialidades urbanas, educação e cidadania e análise territorial. Tem experiência na área de ensino de geografia e educação popular. Os projetos de atuação estão relacionados aos mapeamentos participativos na Amazônia (FLONA de Tefé - AM) com ênfase à gestão territorial, na Restinga (Porto Alegre/RS e em territórios Quilombolas. Atua em projetos de diagnóstico participativos, educação popular e juventudes e geração de ambiências em espaços da periferia urbana. Atualmente, integra o Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola promovido pela Faculdade de Educação/UFRGS.