CONTEXTOS E SIGNIFICADOS DO RELEVO PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA
Resumo
Neste presente artigo busca-se analisar os diferentes
significados que podem ser atribuídos ao relevo no contexto do ensino de
Geomorfologia. Trata-se de discutir as principais justificativas que
envolvem no estudo do conteúdo geomorfológico. Pretende-se transcorrer a
validação deste conhecimento em várias esferas, principalmente no que
se refere no processo de desvendamento da realidade na análise
geográfica. Assim procura-se apontar os seguintes contextos e
significados: a natureza da origem do modelado da terra; o significado
do relevo no contexto ideológico; o relevo como recurso imaterial; e, o
relevo no contexto do planejamento ambiental. Trata-se de reunir e
responder as indagações dos discentes sobre o papel desempenhado pela
disciplina de geomorfologia seja no interior desta, na totalidade da
ciência geográfica e também na aplicação prática do conhecimento para a
resolução de problemas ambientais na sociedade atual. Nesse sentido,
parte-se de questionamentos simples como: Quais são as teorias básicas e
necessárias para que o aluno possa compreender a origem do modelado da
Terra? Para quê e para quem servia o conhecimento sobre o relevo no
passado? Sendo o relevo um recurso natural, qual o reflexo da
ambigüidade (i)materialidade sobre a discussão do concreto e do
abstrato? De que forma o caráter ideológico do relevo reflete nas
relações da sociedade e natureza? Qual a utilidade do conhecimento
geomorfológico atualmente? De que forma a disciplina de geomorfologia
pode contribuir na busca pela totalidade do conhecimento geográfico?
Deste modo, os contextos e significados do relevo para o ensino de
geomorfologia correspondem muitas vezes a justificativa pedagógica
disciplinar no âmbito do curso de geografia, trazidos a partir de
contribuições de vários especialistas da área e também das experiências
apreendidas durante os estágios de docência.
Palavras-chave
geomorfologia; relevo; ensino; contextos; significados
Texto completo:
PDFCaderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774
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