Metodologias para o ensino de geografia física

  • Camila de Oliveira Louzada INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA
  • Armando Brito Frota Filho Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Uma das principais dificuldades dos alunos de Ensino Fundamental (1° a 9° Ano) e Ensino Médio (1° a 3° Ano) nas instituições de ensino do Brasil é a assimilação dos conteúdos de Geografia Física apresentados nos livros didáticos de Geografia. Dentre as metodologias a serem apresentadas, a primeira delas é o Reálias que consiste em apresentar conjunto de objetos que representem um conteúdo, propiciando a associação entre este objeto com o tema a ser estudo, outra metodologia e recurso didático é o Terrário, que consiste na reprodução integral de um ecossistema em miniatura dentro de objetos. E como uma terceira alternativa, que envolve a relação entre teórico e a práxis é a utilização do Trabalho de Campo devido a sua importância para a visualização das dinâmicas socioambientais in loco. Outra metodologia é o Estudo do Meio, que permite ao aluno relacionar os conteúdos estudados com os fenômenos relacionados com o cotidiano dos mesmos. Como quinta, alternativa apresentará a metodologia dos Mapas Mentais, que são representações através de desenhos, da percepção dos lugares vividos por parte dos entrevistados. Visando propiciar um conjunto de ferramentas metodológicas para auxiliar professores e alunos no ensino e aprendizagem dos conteúdos de geografia física.

Biografia do Autor

Camila de Oliveira Louzada, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA
Formada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestra em Geografia, Amazônia, Território e Meio Ambiente, pela mesma Universidade. Doutoranda em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Publicado
06/04/2017
Como Citar
LOUZADA, Camila de Oliveira; FROTA FILHO, Armando Brito. Metodologias para o ensino de geografia física. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 75 - 84, abr. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/397>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Geografia Física; Metodologias; Ensino-Aprendizagem