A VULNERABILIDADE SOCIAL E A INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Andreza Tonello, Jolana Cristina Cavalheiri

Resumo


Este estudo objetiva avaliar os níveis de vulnerabilidade social e como estes influenciaram no desenvolvimento infantil de estudantes de uma escola municipal do Sudoeste do Paraná. Trata-se de um estudo exploratório, de campo, com abordagem quantitativa através da aplicação de questionários para pais ou responsáveis dos alunos matriculados na instituição concedente, em idade de 6 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, que aceitaram participar da pesquisa. Os questionários utilizados foram: o Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Paraná, Critério de Classificação Econômica Brasil e um questionário para avaliar o desenvolvimento infantil confeccionado pela pesquisadora. Quanto aos resultados do estudo, observou-se que as classes econômicas predominantes foram B2 e C2 caracterizadas como famílias com rendimentos mensais de R$4.852,00 e R$1.625,00, respectivamente, e o índice de vulnerabilidade social das famílias foi de 0,317. Tais dados corroboram com a vulnerabilidade do estado do Paraná que, na última avaliação, apresentou um índice de 0,252. Em relação ao desenvolvimento infantil, observou-se a ausência de alcance de marcos do desenvolvimento infantil em determinados domínios, os quais estão relacionados à classificação econômica e à vulnerabilidade, já que ambos influenciam no desenvolvimento da criança. Isso especialmente quanto à escolaridade do chefe da família, tendo ainda a necessidade de pesquisas futuras para esta associação. Constata-se, ainda, a indispensabilidade de políticas públicas que visam reduzir as desigualdades e as vulnerabilidades sociais, melhorando, de modo significativo, as condições de vida não somente das crianças, mas da população em geral.


Palavras-chave


Escolaridade. Desenvolvimento Infantil. Desigualdade econômica. Vulnerabilidade social. Avaliação em Saúde

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