A música como potencialidade pedagógica para o ensino de Geografia: a experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no IFPA
Israel Estaban Munõz da Costa, Lucas Bussi Ferreira do Sacramento, Tiago Veloso dos Santos
Resumo
O presente artigo busca compartilhar as experiências derivadas do desenvolvimento de projeto de intervenção no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizado no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que teve sua atuação compreendida durante o ano letivo de 2017. O objetivo foi desenvolver possibilidades metodológicas no ensino de Geografia como forma de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem a partir de um recurso comum no cotidiano dos alunos - a música -, na perspectiva de uma construção dialógica e reflexiva do conhecimento, que se destaca pela amplitude de possibilidades, tanto no que se refere a execução quanto nos processos avaliativos. O projeto se adequa ao perfil do PIBID, que consiste em aproximar os futuros docentes à realidade da educação básica desde o seu período de formação, por se tratar de uma metodologia que foge das dinâmicas usuais em sala de aula utilizando um elemento que faz parte da vivência dos jovens e de fácil acesso ao professor
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