O PLANO URBANÍSTICO DA CIDADE DE BOA VISTA, RR, APLICADO À DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este artigo apresenta o plano urbanístico da cidade de Boa Vista-RR, como conteúdo escolar
de Geografia no Ensino Médio, através da percepção das mudanças ocorridas em seu plano
urbanístico em períodos distintos da história. Essa discussão parte do princípio de que a
cidade é mais que um espaço urbano, com elementos específicos, é um lugar de
aprendizagens significativas. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário na
Escola Estadual Camilo Dias, um seminário explicativo e uma avaliação final. Os resultados
mostraram que o conteúdo de geografia urbana é uma temática que ainda está distante do
contexto escolar local, principalmente no que se refere ao conhecimento histórico e social do
próprio lugar, onde cotidianamente vivem os alunos, ou seja, a cidade de Boa Vista. Portanto,
é preciso que o professor de Geografia escolar de nível médio, comece a introduzir temas
relacionados a este assunto dentro do ambiente escolar, através da prática de construção e
reconstrução de conhecimentos, habilidades e valores que ampliam a capacidade dos alunos
de compreender o mundo em que vivem e atuam a partir da paisagem cultural que os cercam.
de Geografia no Ensino Médio, através da percepção das mudanças ocorridas em seu plano
urbanístico em períodos distintos da história. Essa discussão parte do princípio de que a
cidade é mais que um espaço urbano, com elementos específicos, é um lugar de
aprendizagens significativas. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário na
Escola Estadual Camilo Dias, um seminário explicativo e uma avaliação final. Os resultados
mostraram que o conteúdo de geografia urbana é uma temática que ainda está distante do
contexto escolar local, principalmente no que se refere ao conhecimento histórico e social do
próprio lugar, onde cotidianamente vivem os alunos, ou seja, a cidade de Boa Vista. Portanto,
é preciso que o professor de Geografia escolar de nível médio, comece a introduzir temas
relacionados a este assunto dentro do ambiente escolar, através da prática de construção e
reconstrução de conhecimentos, habilidades e valores que ampliam a capacidade dos alunos
de compreender o mundo em que vivem e atuam a partir da paisagem cultural que os cercam.
Palavras-chave
Plano Urbanístico, Geografia Escolar, Ensino Médio, Paisagem Cultural.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Indexações e Bases Bibliográficas