DINAMISMOS ATUAIS DO CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA NA CIDADE DE SÃO PAULO: EXPANSÃO E RENOVAÇÃO
Palavras-chave:
Circuito inferior, Mercado de trabalho,
Globalização, Pobreza, Meio
construído
Resumo
A intensificação da participação do Brasil na divisão internacional do trabalho vem implicando a presença cada vez maior dos agentes da economia globalizada e de suas atividades modernas nas grandes metrópoles do país, sobretudo em São Paulo que se destaca no cenário internacional como uma das ditas cidades “globais”. Não obstante, as metrópoles abrigam também uma enorme gama de atividades realizadas pela população pobre. Deste modo, contêm diferentes divisões do trabalho que coexistem e que, por sua vez, podem ser analisadas como circuitos da economia urbana (SANTOS, 1978). A partir da seleção de determinadas áreas da cidade de São Paulo que aparecem como verdadeiros “focos de concentração” do circuito inferior, procuramos compreender como se caracteriza este circuito hoje e, também, como este se relaciona com as variáveis centrais do período atual, entendidas aqui como a técnica, a informação, o consumo, a publicidade e as finanças.Downloads
Publicado
2013-08-30
Como Citar
Montenegro, M. (2013). DINAMISMOS ATUAIS DO CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA NA CIDADE DE SÃO PAULO: EXPANSÃO E RENOVAÇÃO. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (34), 33-45. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74933
Seção
PARTE I - Urbanização brasileira no início do século XXI
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.