AS IDEOLOGIAS ESPACIAIS E O PATRIMÔNIO CULTURAL E: IMAGEM E PROMOÇÃO TURÍSTICA
Resumo
A promoção turística brasileira sempre se utilizou estereótipos
de sua cultura e de seu povo para alimentar o imaginário turístico
internacional e, assim, promover a ideia de um Brasil sensual, exótico,
alegre e festivo. Nos últimos anos, vimos observando a tentativa dos
órgãos oficiais de promoção turística em romper com essa tradição, ao
criar campanhas publicitárias ou outras estratégias de marketing
baseadas em temas como biodiversidade, diversidade cultural, modernidade
e competência. O presente trabalho aborda as ideologias espaciais
observadas nas ações promocionais do patrimônio culturais brasileiras
praticadas pela EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo – durante o
período de 2003 a 2012. Apresenta, por meio do conceito de ideologia
espacial apresentado por Vincent Berdoulay, a importância do espaço e,
sobretudo da paisagem, como elementos de apropriação ideológica dos
grupos econômicos, sociais e políticos ligados às localidades em
diferentes escalas. A importância deste trabalho resume-se a uma maior
reflexão acerca dos processos atuais que envolvem a apropriação
turística do patrimônio cultural brasileiro, de forma a permitir uma
revisão construtiva dos modelos de planejamento turístico e
mercadológicos empregados, das práticas de promoção do patrimônio
cultural brasileiro no exterior e das intervenções ora observadas em
localidades dotadas de relevante patrimônio cultural de natureza
material e imaterial.
Palavras-chave
:ideologia espacial, patrimônio cultural, imagem, turismo
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.