A PEDAGOGIA ANARQUISTA E RADICAL E A CENTRALIDADE DO TRABALHO NA ESCOLA
Resumo
Este artigo trata da centralidade do trabalho na escola e da
pedagogia anarquista e radical. O texto conterá um relato de uma
oficina/aula direcionada para aperfeiçoar a compreensão de conceitos
complexos marxista como mais-valia. Na seqüência desse relato serão
expostas as questões teóricas e práticas, bem com as limitações dessa
atividade. São incluídas discussões sobre a pedagogia radical e
anarquista no sentido de questionar o controle do Estado das práticas
dos professores. A escola é um local relativamente autônomo em nossa
sociedade, mas algumas construções intelectuais favoráveis à lógica
empresarial e às estruturas de dominação estão bastante presentes nessa
ambiente. Os pedagogos anarquistas e críticos oferecem elementos para
resistir a esse processo de corporitization e controles impostos às
escolas.
Palavras-chave: pedagogia anarquista, controle do Estado, corporitization
Palavras-chave: pedagogia anarquista, controle do Estado, corporitization
Texto completo:
PDFISSN: 1982-3878




