SABERES DOCENTES E SABERES DA COMUNIDADE INDÍGENA TENTEHAR, GRAJAÚ-MA: uma interação necessária
Resumo
TEACHING KNOWLEDGE AND KNOWLEDGE OF INDIGENOUS COMMUNITY TENTEHAR, GRAJAÚ-MA: a necessary interaction
SABERES DOCENTES Y SABERES DE LA COMUNIDAD INDÍGENA TENTEHAR, GRAJAÚ-MA: una interacción necesaria
Com o objetivo de conhecer se os saberes docentes coadunam com os saberes tradicionais Tentehar, entrevistamos duas professoras do Centro Educacional Indígena (CEI) e três membros da comunidade da Terra Indígena Morro Branco. Constatamos que na disciplina de Ciências Naturais, as professoras planejam e ministram os mesmos conteúdos da escola não-indígena. Para os membros da comunidade, o CEI é considerado como colaborador no fortalecimento dos saberes Tentehar, quando ensina a Língua Materna e realiza eventos culturais tradicionais; avaliam as aulas de Língua Materna Tentehar como indispensáveis para o fortalecimento e a manutenção dos costumes e crenças de seu povo; citam as plantas medicinais, seu poder de cura e o uso do jenipapo nos rituais Tentehar. Concluímos que é necessário fazer a inclusão dos saberes tradicionais na cultura escolar, através da inter-relação dos conhecimentos locais e a valoração da pertença etnia. Além disso, é necessário considerar a realidade vivenciada pelos discentes como alternativa metodológica no processo de ensino/aprendizagem, pois os saberes construídos no cotidiano devem embasar a práxis pedagógica, por meio das diversidades socioculturais. Inferimos que deva ser garantida, para as professoras, uma formação continuada, que valorize atividades didático-pedagógicas curriculares interculturais e propicie a criação de um espaço de diálogo, sobre a implementação de uma educação escolar indígena pautada nos princípios da igualdade social, da especificidade e do bilinguismo, que garanta a valorização da diversidade das comunidades indígenas.
Palavras-chave: Interculturalidade; Educação Escolar Indígena; Conhecimentos Tradicionais.
ABSTRACT
With
the objective of knowing if the teaching knowledge is in harmony with
the traditional Tentehar knowledge, we interviewed two teachers from the
Indigenous Educational Center (CEI) and three members of the Morro
Branco Indigenous Land community. We find that in the Natural Sciences
discipline, the teachers plan and deliver the same contents of the
non-indigenous school. For the members of the community, the CEI is
considered as collaborator in the strengthening of the Tentehar
knowledge, when it teaches the Mother Language and realizes traditional
cultural events; evaluate the Tentehar Mother Language classes as
indispensable for the strengthening and maintenance of the customs and
beliefs of its people; they cite medicinal plants, their healing power,
and the use of jenipapo (Genipa americana) in Tentehar rituals. We
conclude that it is necessary to include the traditional knowledge in
school culture, through the interrelationship of local knowledge and the
valuation of ethnicity. In addition, it is necessary to consider the
reality experienced by the students as a methodological alternative in
the teaching/learning process, because the knowledge built in the daily
life, should support the pedagogical praxis, through socio-cultural
diversities. We infer that there should be guaranteed for the teachers a
continuous formation that values pedagogical didactic activities in
intercultural curricula and allows the creation of a space for dialogue
on the implementation of an indigenous school education based on the
principles of social equality, specificity and bilingualism, which
guarantees the appreciation of the diversity of indigenous communities.
Keywords: Interculturality; Indigenous School Education; Traditional Knowledge.
RESUMEN
Con
el objetivo de conocer si los saberes docentes compaginan con los
saberes tradicionales Tentehar, entrevistamos a dos profesoras del
Centro Educacional Indígena (CEI) y a tres miembros de la comunidad de
la Tierra Indígena Morro Branco. Constatamos que, en la disciplina de
Ciencias Naturales, las profesoras preparan y ministran los mismos
contenidos de la escuela no-indígena. Los miembros de la comunidad
consideran que la CEI colabora en el fortalecimiento de los saberes
Tentehar cuando enseña la Lengua Materna y realiza eventos culturales
tradicionales; ellos valoran las clases de Lengua Materna Tentehar como
indispensables para el fortalecimiento y la manutención de las
costumbres y creencias de su pueblo; mencionan las plantas medicinales,
su poder de cura y el uso del jenipapo en los rituales Tentehar.
Concluimos que es necesario incluir los saberes tradicionales en la
cultura escolar, a través de la interrelación de los conocimientos
locales con los fundamentos de la ciencia moderna y la valoración de la
pertenencia étnica. Además de eso, es necesario considerar la realidad
vivenciada por los discentes como alternativa metodológica en el proceso
de enseñanza/aprendizaje, pues los saberes construidos en el cotidiano
deben fundamentar la praxis pedagógica, por medio de las diversidades
socioculturales. Inferimos que una formación continua debe ser
garantizada a las profesoras, que valorice las actividades curriculares
didáctico-pedagógicas interculturales y que propicie la creación de un
espacio de diálogo sobre la implementación de una educación escolar
indígena pautada en los principios de igualdad social, de especificidad y
de bilingüismo, que garantice la valoración de la diversidad de las
comunidades indígenas.
Palabras clave: Interculturalidad; Educación Escolar Indígena; Conocimientos Tradicionales.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v4n13p218-239
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ISSN 2446-6549
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