DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL: ORGANIZAÇÃO E DESAFIOS PARA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL NOS ASSENTAMENTOS RURAIS NO PONTAL DO PARANAPANEMA - SP
Palavras-chave:
Agroecologia, Mundo rural, Agricultura familiar camponesa, Oeste Paulista.
Resumo
Resumo: O modelo de produção agropecuária no campo brasileiro atualmente e em tempos pretéritos é responsável por conflitos e impactos pelo prisma socioambiental. A ruptura desse paradigma torna-se necessário, onde cabem também as alternativas agroecológicas, ou seja, a exemplo os sistemas agroflorestais (SAF’s) que são formas de uso e manejo dos recursos naturais nas quais espécies da flora local são associadas com cultivos agrícolas ou criação de animais no mesmo terreno. Este produto textual consiste num relato de experiência a partir de ações extensionistas, alicerçado por levantamento bibliográfico, buscando focar na lida diária do agricultor familiar camponês com o sistema de agroflorestal. Os agricultores familiares camponeses do Pontal do Paranapanema (SP) têm buscado se organizar em associações para ter maior representatividade no campo e se beneficiar das políticas governamentais para implantação de sistemas agroflorestais como uma alternativa interessante para a diversificação da produção, equilíbrio da produção com os recursos naturais e incremento de renda.
Publicado
2019-12-28
Edição
Seção
Artigos
Direitos Autorais para artigos publicados na revista OKARA: Geografia em Debate são do autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. O trabalho publicado será considerado colaboração não remunerada, uma vez que OKARA: Geografia em Debate tem caráter de divulgação acadêmica e científica, não comercial. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, sempre que citada a fonte.