O PAPEL DAS MATRIZES PARADIGMÁTICAS, IDEOLOGIAS CIENTÍFICAS E CORRENTES GEOGRÁFICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
Resumo
Este trabalho possui como principal proposta de debate trazer os elementos constituintes das matrizes paradigmáticas e correntes do pensamento geográfico e seu papel para Geografia Escolar. Em acréscimo a este ponto de partida soma-se a questão envolvendo a diferenciação entre matriz paradigmática e ideologia científica, necessária para um aprofundamento das principais rotas teóricas e bases metodológicas do pensamento geográfico. Como ponto de chegada temos a Geografia Escolar, e de como podemos trazer estes elementos históricos, epistemológicos, ideológicos e metodológicos do pensamento geográfico para a realidade da prática didático-pedagógica no cotidiano escolar.
Referências
CALLAI, Helena Copetti. Geografia: um certo espaço, uma certa aprendizagem. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 1995.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2011.
PONTUSCKHA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomokolyda; CACETE, NúriaHanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.
Copyright (c) 2019 Revista Tocantinense de Geografia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.