A CARTOGRAFIA ESCOLAR E A ESCALA GEOGRÁFICA NO ENSINO BÁSICO: alguns questionamentos (im)pertinentes
Resumo
Este artigo traz uma abordagem sobre o (des)uso da Escala
Geográfica no Ensino Médio. Compreendemos que a Cartografia Escolar é
importante para conduzir os educandos a localizar-se no espaço
geográfico e também saber como explorá-lo, além de ser um importante
recurso didático-pedagógico para se fazer uma leitura crítica da
realidade e dos fenômenos que se apresentam no espaço. Abordaremos
também sobre como o ensino de Cartografia no Ensino Médio na escola
pública pode contribuir para a familiarização da Escala Geográfica nesse
nível de ensino, contribuindo direta e indiretamente no desenvolvimento
de um raciocínio geográfico, permitindo uma leitura multiescalar dos
fenômenos geográficos. A Geografia é a responsável por trabalhar com a
Cartografia Escolar nos currículos escolares da Educação Básica,
favorecendo, assim, um contato direto dos alunos com a linguagem
cartográfica e suas escalas, onde eles poderão analisar diversos
fenômenos físicos ou humanos que tanto podem ocorrer em escala local
quanto em escala global.
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PDFDOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38219
ISSN: 1982-3878




