O potencial criador da autonomia discente: uma experiência pedagógica de aprendizagem baseada em problemas acerca da mobilidade urbana de Curitiba
Resumo
Objetiva-se apresentar e discutir um relato de experiência pedagógica no ensino superior pautado em uma perspectiva de metodologia ativa, a partir da aproximação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e atemática da mobilidade urbana, particularmente o transporte público de Curitiba. Essa experiência decorreu da aplicação de elementos do PBL junto à disciplina de Planejamento Urbano e Regional do curso de Geografia, modalidade bacharelado, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, em 2016. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa, baseada em levantamentos secundários e primários. Em linhas gerais, acerca dos resultados, é possível afirmar que esse trabalho com uma proposta ativa por parte dos alunos contribuiu para a aprendizagem significativa, reforçando a autonomia e a tomada de decisões, além de fomentar a responsabilidade com o compromisso assumido com a própria aprendizagem, constituindo, assim, em uma prática pedagógica que contribui para uma educação para a emancipação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i6.5637
Direitos autorais 2018 Geografia em Atos (Online)
REVISTA GEOGRAFIA EM ATOS (ONLINE) ISSN: 1984-1647
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
APOIO
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS
Crossref- https://www.crossref.org/
Sumários.org- https://www.sumarios.org/revista/revista-geografia-em-atos-online
Diadorim-https://diadorim.ibict.br/handle/1/229
REDIB-https://revistas.redib.org/?lng=pt
MIAR-http://miar.ub.edu/issn/1519-8367
Latindex-https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=22634
J4F-http://www.journals4free.com/link.jsp?l=41605654
Google Schoolar-https://scholar.google.com/citations?user=kA0epXsAAAAJ&hl=pt-BR&authuser=2
Citefactor-https://www.citefactor.org/
Ulrichs-http://ulrichsweb.serialssolutions.com/login
Livre-http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre