Proposta curricular: elementos para uma discussão

Ariosto LOUREIRO, Elvio Rodrigues MARTINS, Luiz Fernando Mazzini FONTOURA, Mário Leal LAHORGUE

Resumo


Este trabalho é derivado da crítica, da nossa experiência enquanto alunos do curso, e nossa vivência no meio geográfico. Preocupou-nos bastante lançar sugestões que contribuíssem para a melhoria do ensino geográfico.
Ao mesmo tempo, uma proposta que beneficiasse o aluno, o deixasse mais autônomo em suas escolhas, porém, preparando-o para isso.
Deve ficar claro, que não se trata de uma proposta acabada, e sim, de despertar a discussão tão necessária nos cursos de Geografia: a estrutura e objetivo de seus currículos.
Há a necessidade de que façamos esta discussão, pois os currículos atuais não têm acompanhado a evolução do pensamento geográfico.
Para tanto, sugerimos alguns pontos norteadores para a discussão da mudança dos atuais currículos das escolas de Geografia, quais sejam, elementos pertinentes à estrutura curricular, bem como alguns conteúdos que consideramos indispensáveis à formação dos geógrafos.
Aproveitamos o momento para introduzirmos questões referentes à formação do professor de Geografia, como também, em especial atenção, a problemática do estágio.

Palavras-chave


proposta curricular

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