Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Sustentabilidade de alternativa de produção desenvolvida por agricultores familiares em unidades de conservação no Litoral do Paraná

Valdir Frigo Denardin

Resumo


O cultivo da mandioca (aipim) está presente entre os agricultores familiares do litoral paranaense e um número significativo destes possui farinheiras para agroindustrializar o produto e comercializá- lo na forma de farinha, sendo, portanto, uma atividade que contribui para a geração de renda, a segurança alimentar e a permanência destes no meio rural. Nesse território existe um número significativo de unidades de conservação, sendo iminente as possibilidades de conflito entre os agricultores e os órgãos ambientais. O artigo tem por objetivo discutir, a partir do conceito de ecodesenvolvimento (dimensões e características), a sustentabilidade da agroindustrialização da mandioca por pequenos agricultores familiares em farinheiras comunitárias localizadas em unidades de conservação. As informações utilizadas são provenientes de atividades de pesquisa e extensão realizadas desde 2008 com os pequenos agricultores produtores de farinha. A análise da atividade produtiva permite concluir por sua sustentabilidade. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v1i1.43407

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Guaju, Revista Brasileira de Desenvolvimento terrritorial sustentável está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Indexadores e bases de dados:

       

     

Guaju – Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS/UFPR)

Matinhos – Paraná

revistaguaju@gmail.com   ISSN 2447-4096