O PAPEL DA MÍDA NA DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO CLIMÁTICA:
Resumo
A mídia tem dedicado atenção crescente à informação climática,
mas a compreensão das informações sobre tempo e clima varia de acordo
com o interesse individual e conhecimento prévio, de forma que o uso da
mesma informação pode ser bastante diferente entre os grupos sociais.
Ademais, informação precisa e rápida pode ser transformada em ganhos ou
prejuízos econômicos, ou pode mesmo salvar vidas. O estudo objetivou
avaliar o papel da mídia na difusão de informação climática analisando o
evento El Niño de 1997-98, cujos efeitos impactaram muitas áreas do
mundo, incluindo a América do Sul. A análise considerou as notícias
publicadas em “O Estado de S.Paulo”, de maio de 1997 a maio de 1998.
Aspectos como a importância do assunto em cada exemplar (página de
rosto, tamanho da matéria), a freqüência e as formas de tratamento da
notícia (o quão precisa, completa etc.) foram considerados. Resultados
mostraram que o número de notícias sobre o El Niño foram mais
concentradas a partir de setembro de 1997. O fenômeno foi relacionado a
diferentes temas (agricultura, turismo, economia, saúde) e enquanto
algumas das notícias foram corretas e precisas muitas outras foram
erradas e sensacionalistas.
Palavras chave: Mídia. El Nino. Jornal. Geografia.
Palavras chave: Mídia. El Nino. Jornal. Geografia.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >