CONSTRUÇÃO SOCIAL DE MERCADOS AGROALIMENTARES E A ATER: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO DO SERTÃO OCIDENTAL DE SERGIPE

João Ernandes Barreto Nascimento, Fernanda Viana de Alcantara, Acssuel de Sousa Lisboa, Mateus Costa Santos

Resumo


É reconhecido que o Século XXI é marcado por transformações socioprodutivas ligadas a alteração do papel e da maneira de enxergar o rural contemporâneo e neste contexto, ganha força o debate sobre como pode-se produzir melhor para alimentar os centros urbanos, assim como as ações de desenvolvimento rural tendem a enfatizar novas configurações da cadeia de abastecimento alimentar, sendo um elemento crucial para essas estratégias, o incentivo a práticas como a agricultura orgânica e a venda direta ao consumidor através de cadeias curtas. O objetivo do trabalho em tela consiste em analisar a tipologia dos mercados acessados agricultores familiares do Território do Sertão Ocidental de Sergipe (TSOS), relacionando com a relevância da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) como uma ação capaz de apoiar a construção social de mercados agroalimentares. Além da fundamentação teórica, ressalta-se a coleta de dados primários, e a análise de sessenta questionários semiestruturados aplicados aos agricultores familiares que rebem ou não ATER. Destaca-se ainda, entrevistas com os consumidores e vendedores de alimentos da agricultura familiar, assim como entrevistas em órgãos e empresas de ATER, fundamentando o debate em torno de questões relacionadas aos mercados acessados, desafios da matriz produtiva, estratégias e entraves para o desenvolvimento do TSOS. Percebe-se a importância da construção de mercados que garantam a reprodução da agricultura familiar, sendo possível evidenciar e relacionar quatro tipos no caso do TSOS. No entanto, o mercado classificado como local ou territorial acaba sendo o mais presente na vida das famílias rurais do território em questão, sendo dominado pela figura do intermediário comerciante, o qual, possui interesses e mecanismos para a circulação das mercadorias de origem agrícola, consequentemente, acabam dominando os mercados convencionais, e consequentemente, atuando nas esferas locais e globais.


Palavras-chave


Mercados agroalimentares, ATER, Desenvolvimento rural, Agricultura familiar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114