ESPAÇO TURÍSTICO: ENTRE A IMERSÃO E A CENARIZAÇÃO

Adriano Bittencourt Andrade

Resumo


Esse artigo apresenta uma série de reflexões acerca da produção do espaço. Parte do pressuposto que o chamado espaço turístico é uma redução explicativa da totalidade que é o espaço geográfico, reflexo e condicionante das relações sociais. Na nossa contemporaneidade algumas variáveis levaram a uma contínua massificação do turismo que, para além dos interesses individuais do cidadão turista, ganhou uma dimensão econômica fundamental para cidades, regiões e países. A turistificação de espaços em busca desses fluxos massificados de turistas clientes/consumidores maquia espaços transformando-os em simulacros do real a partir de mitificações e cenarizações que atendem aos interesses dos agentes de produção hegemônicos na estruturação desses territórios do turismo. Em contra partida, esse artigo traz como forma alternativa de se fazer turismo, uma atividade de imersão cultural. Muda-se a relação com o espaço e, consequentemente, o significado da vivência a partir de uma experiência mais autêntica com o desconhecido.


Palavras-chave


Turismo. Espaço turístico. Imersão cultural. Massificação do turismo. Agentes de produção

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.