Indústria cultural e cidades locais: a geografia dos festivais em Guaramiranga, Ceará
Resumo
O artigo objetiva delinear caminhos para a reflexão da cidade a partir da abordagem cultural na geografia. Partindo-se do conceito de indústria cultural, busca-se compreender o processo de mercantilização da arte e da cultura expressos na realização de festivais musicais na cidade local de Guaramiranga, no Estado do Ceará. A análise visa afirmar a importância que o aspecto cultural vem adquirindo nos estudos geográficos, buscando enaltecer a relevância concedida atualmente ao binômio cidade – cultura. Intenta-se assim contribuir para o fortalecimento das análises que privilegiam as cidades denominadas locais, por tanto tempo negligenciadas na ciência geográfica, enaltecendo as diversas possibilidades de abordagens para o entendimento das diversas ordens que compõem a realidade desses lugares.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).