Serviço de atendimento educacional hospitalar: o território e o lugar: para uma geografia possível / SERVICE OF HOSPITAL EDUCATIONAL ATTENDANCE: THE TERRITORY AND THE PLACE: FOR A POSSIBLE GEOGRAPHY
Resumo
O artigo a seguir apresenta uma pesquisa independente sobre a
Rede de Atendimento Educacional Hospitalar – SAREH. Analisa e reflete
sobre as relações sócio-espaciais que se estabelecem no Território-Lugar
hospital, onde estão inseridos os sujeitos da pesquisa: professores e
alunos. Nessa discussão/reflexão tem o interesse em observar por meio do
viés da Geografia Humanista-Cultural as questões pertinentes aos
conceitos território e lugar, abarcando as relações de poder que se
estabelecem ali. Uma das hipóteses do trabalho relaciona-se ao fato dos
grupos em estudo pertencerem a diferentes localidades, são, portanto, um
grupo desterritorializado e reterritorializado. A outra hipótese
centra-se nas questões das abordagens geográficas utilizadas pelos
professores, que estão em consonância com as propostas do Estado do
Paraná, baseadas na Geografia Crítica, enquanto que o tipo de
atendimento requer dos docentes uma postura que se volta para uma
abordagem da Geografia que seja humanizada, portanto, que se preocupe
com as relações sociais, devido ás condições dos alunos. Por outro lado,
o curto espaço de tempo de formação da rede Sareh requer uma profunda
reflexão que leve a melhoria dos atendimentos. Dessa forma é de
fundamental importância que se façam os estudos sobre o tema
aprofundando os debates e as reflexões.
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