O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA: UMA REVISÃO NECESSÁRIA
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem da geografia escolar está
repleto de saberes e práticas confusas caracterizadores do saber
institucionalizado. Essa manifestação na modernidade assegura uma
expressão mnemônica ao processo educativo cuja utilidade prática na vida
dos indivíduos não existe. Herança do século XVII, esse escopo vem
dissimulando uma perspectiva fragmentária, funcionalista e organicista
nas diversas esferas da sociedade e do seu conhecimento. Assim, urge que
se reflita essa teia imaginária pelas produções subjetivas e
identitárias inerentes aos sujeitos em aprendizagem, ou seja, pelas
representações sociais constituídas na relação com o espaço vivido, na
comunicabilidade estabelecida. Isso dado a necessidade de interlocução,
reflexão e análise dos perigos e possibilidades que essa realidade nos
traz para um efetivo entendimento da lógica da territorialidade dos
lugares, dos homens e da ação desses nele.
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PDFISSN: 1982-3878




