ESTRUTURA DO MERCADO CONSUMIDOR INTRA E INTER-METROPOLITANO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS REGIÕES METROPOLITANAS DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E BELO HORIZONTE

José Flavio Morais CASTRO, Alexandre Magno Alves DINIZ

Resumo


Vários estudos têm versado sobre diferenciais sócio-econômicos entre regiões metropolitanas brasileiras. Entretanto, pouco se sabe sobre os padrões distintos de consumo e hierarquia mercadológica entre os municípios inseridos em regiões metropolitanas. Este trabalho tem por objetivo aplicar métodos de regionalização, em particular a Análise de Componentes Principais, em variáveis ligadas ao consumo, em U$ per capita, entre os municípios das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no ano de 1999. O método permite identificar relações estruturais complexas, por meio da investigação de padrões locacionais ou da organização de estruturas espaciais, tais como: hierarquia e dinâmica de mercado em dois níveis, geral e específico. Ao todo, 26 indicadores de consumo foram empregados na análise, cujos resultados revelam grandes discrepâncias internas, em todas as Regiões Metropolitanas analisadas, no que diz respeito a padrões de consumo. No entanto, quando os municípios das três Regiões Metropolitanas são analisados em conjunto, aqueles pertencentes à RMSP se sobressaem, obscurecendo os demais. Esta análise de mercado oferece subsídios metodológicos e técnicos ao planejamento e ao gerenciamento de informações espaciais, para fins de tomada de decisão em políticas públicas, bem como subsidia a locação de investimentos do setor privado.

Palavras-chave: Análise Espacial; Análise de Componentes Principais; Mercado Consumidor.

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Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons
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