A estruturação da rede viária terrestre
Resumo
A rede viária terrestre de são Paulo reflete os processos de
ocupação e valorização do território e a tecnologia viária que vai sendo
incorporada aos meios de transportes. A forma geral da rede assimila as
características naturais dos quadros de superfície, que lhe garantem a
forma radial assimétrica. Os processos gerais de ocupação territorial,
sob o domínio de uma economia dependente, determinam â rede uma expansão
e estruturação de caráter cíclico. A tese principal desenvolvida pelo
autor e a de que há uma relação necessária entre cada fase de
estruturação da rede viária e o processo global de produção dominante.
Este explica os limites e a intensidade da organização territorial, os
centros de geração, os fluxos e os terminais de trafego. Dessa maneira,
são identificadas três fases principais: a dos caminhos coloniais, a
ferroviária e a rodoviária. Cada qual e uma resposta as necessidades de
organização da produção e, consequentemente, do território que ela
realiza. A configuração espacial da rede viária e obtida por dupla
característica: primeiramente, por superposição de traçado da rede que
surge, sobre a que vai perdendo importância. Em segundo lugar, cada nova
fase acrescenta uma nova característica estrutural a rede preexistente,
refletindo as novas condições da organização territorial. A fase doe
caminhos coloniais define os principais eixos radiais nas direções
Norte, Leste e Sul, a partir de São Paulo, e o adensamento de caminhos
no Quadrilátero ferrífero11 e seus arredores. A fase ferroviária define
os eixos radiais de Oeste ate os limites estaduais (Sorocabana,
Paulista, Noroeste e Araraquarense). A fase rodovia ria contribuirá, com
originalidade, no momento em que passara interligar os eixos radiais
através das rodovias transversais. Ela é a resposta viária ao processo
de formação do raercado interno, da rápida urbanizaçao e reorganização
regional .Finalmente, o autor toca nos problemas da estrutura viaria
atual(superposição de traçados e competição entre redes ,tímida política
de integração intermodal) , crise dos combustíveis e tentativas de
superação do impasse).
Palavras-chave
rede viária, estrutura terrestre
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ISSN: 2447-0945