O ARCO NORTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PORTUÁRIAS PARA O OESTE DO ESTADO DO PARÁ (ITAITUBA E RURÓPOLIS): APRESENTAÇÃO, DEBATE E ARTICULAÇÕES/The Northern Arc and the public port policies for the West of the state of Pará (Itaituba e Rurópolis): presentation, debate and articulations
Resumo
O Brasil, principalmente a partir de 2007, começou a se inserir
competitivamente nos circuitos produtivos e financeiros globais, via
políticas para o aumento de exportações de commodities.
Contudo, essa inserção no processo de mundialização fez-se por meio da
construção de políticas territoriais e de projetos de infraestrutura do
Estado, cujo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é emblemático. O
PAC construiu uma perspectiva de planejamento e políticas públicas de
maneira continuada e de longo prazo. A Amazônia oriental brasileira,
principalmente o estado do Pará, foi à região que apresentou e apresenta
um grande destaque, com projetos e investimentos (públicos e privados)
em obras de infraestrutura: energética, logística (transporte) e
construção de terminais portuários privados. Considerando tal discussão,
o artigo tem o objetivo de apresentar e debater o projeto Arco Norte e
analisar criticamente como se ele se articula com projetos portuários
graneleiros já em operação e em processo de construção no Oeste do
estado do Pará, Itaituba e Rurópolis.
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INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS