IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE ARTESANAL DE MARISCAGEM PARA AS POPULAÇÕES NOS MUNICÍPIOS DE MADRE DE DEUS E SAUBARA, BAHIA

  • Rosenaide Santos Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Catherine Prost Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Atividade artesanal, Mariscagem, Madre de Deus, Saubara, Análise socioambiental.

Resumo

 

O presente estudo teve como objetivo analisar os aspectos socioambientais relacionados à atividade de mariscagem desenvolvida nos municípios de Madre de Deus e Saubara, Bahia. Para atingir o objetivo proposto foi realizado levantamento de dados; foram aplicados questionários contendo questões relativas a dados socioeconômicos dos entrevistados, espécies animais mais coletadas, principais modificações ocorridas no ecossistema manguezal; e foi feita observação direta da área de estudo. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas e interpretados. Verificou-se que a atividade de mariscagem é desenvolvida nos dois municípios por populações de baixo ou nenhum poder aquisitivo. Estas atividades estão comprometidas devido ao estado de conservação do ecossistema manguezal e consequentemente dos produtos deste.

Downloads

Biografia do Autor

Rosenaide Santos Jesus, Universidade Federal da Bahia
Estudante do curso de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente, mestrado, pelo Departamento de Geoquímica, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia.
Catherine Prost, Universidade Federal da Bahia
Professora Adjunto do Departamento de Geografia e membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente, Universidade Federal da Bahia.
Publicado
2011-04-30
Como Citar
Jesus, R., & Prost, C. (2011). IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE ARTESANAL DE MARISCAGEM PARA AS POPULAÇÕES NOS MUNICÍPIOS DE MADRE DE DEUS E SAUBARA, BAHIA. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (30), 123-137. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74236
Seção
Artigos