ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: MODERNIDADE, SUBALTERNIDADE E RESISTÊNCIA
Resumo
Refletiremos neste artigo acerca de como o ensino de geografia
é ministrado nas escolas rurais, para tanto relacionaremos a geografia
escolar com o paradigma da educação rural, assim como apresentaremos a
possibilidade de construção de um novo paradigma contra- hegemônico, a
educação do campo. Esta relação entre a educação rural e o ensino de
geografia, é vista por nós como pautada pelo paradigma moderno, que com
seus ideais coloniais e eurocêntricos de dominação teria fomentado uma
educação urbanocêntrica para as escolas rurais. Por fim, refletiremos
sobre a possibilidade de um ensino de geografia articulado à construção
de uma educação verdadeiramente do campo, questionando: uma
geografia do campo é possível?
PALAVRAS-CHAVE: educação rural, educação do campo, ensino de geografia e modernidade.
RESUMEN
Reflexionaremos
en este artículo sobre como la enseñanza de geografia es ministrada en
lãs escuelas rurales, para eso relacionaremos la geografia escolar con
el paradigma de la educación rural, así como presentaremos la
posibilidad de construcción de un nuevo paradigma contra- hegemónico, la
educación del campo. Esta relación entre la educación rural y la
enseñanza de geografia es vista por nosotros como pautada por el
paradigma moderno, que con sus ideales coloniales y eurocéntricos de
dominación habria fomentado una educación urbanocéntrica para las
escuelas rurales. Por fin, reflexionaremos sobre la posibilidad de una
enseñanza de geografia articulada a la construcción de una educación
verdaderamente del campo, cuestionando: ¿es posible una geografia del
campo?
PALABRAS CLAVE: educación rural, educación de campo, enseñanza de la geografia y modernidad.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2009.1006
ISSN: 1980-4490