A PRÁTICA DA GEOTECNOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNDO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL

Palavras-chave: Geotecnologia, Ensino fundamental II, Softwares, Globalização,

Resumo

O uso da geotecnologia no mundo contemporâneo constitui-se numa ferramenta primordial para o estudo do espaço geográfico, isso ocorre mediante a representação dos fatos e fenômenos observados na superfície terrestre. Partindo desse entendimento, este artigo traz uma abordagem seguido de algumas práticas sobre as ferramentas digitais, que permite a elaboração de croquis, plantas e mapas nos anos iniciais do ensino fundamental II e outro ciclos de estudo. Utilizou-se livro didático do 6º ano, Expedições Geográficas de Melhen Adas e Sérgio Adas (2015), concomitante a obra de Paulo Roberto Fitz (2008), Geoprocessamento sem complicações; notebook e date show para aulas teóricas; softwares: paint 3D, word, power point, google earth; folhas de papel A4, réguas, lápis, borrachas, mesa ampliada para confecção e sobreposição de cartas. Os resultados mostraram que realmente pode-se fazer a diferença com essas ferramentas digitais no ensino/aprendizado. Conclui-se que apesar de ser uma ferramenta inovadora para essa faixa etária, as meninas tiveram um desempenho um pouco inferior que os meninos, nem todos alunos da turma conseguiram acompanhar as práticas desenvolvidas. Mas, as expectativas são otimistas para um futuro mais includente numa globalização tão excludente na qual estamos atrelados.

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Biografia do Autor

Marcelo Henrique de Souza
Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, Especialista em Gestão Ambiental, Licenciado em Geografia, membro do GAGEN - Geotecnology Applied to Global Environment, professor de geografia da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo.
Felipe Perdigão Barbosa

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, professor de geografia da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e do Colégio Equipe.

Publicado
2019-05-31
Seção
Artigos