O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL VILMAR VIEIRA DE MATOS – DOURADOS/MS
Resumo
Este artigo é resultado de um curso desenvolvido na disciplina
de Geografia voltada às questões regionais, com a turma de terceiro ano
noturno, do Ensino Médio, da Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos,
localizada na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Trabalhar com
outras linguagens geográficas (especificamente o audiovisual), permite
investigar
as visões de mundo dos estudantes sobre as problemáticas existentes na
sociedade e seu espaço. Por meio de documentários, no curso foi
discutida uma diversidade de assuntos e temas tais como racismo,
desigualdades sociais, exploração no trabalho, dentre outros, que,
embora cada um com sua particularidade, permitiam diálogos entre si.
Esse exercício criou um espaço fecundo de debates e potencializou o
conhecimento oriundo das trajetórias dos alunos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.30612/el.v6i12.5981
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.