O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL VILMAR VIEIRA DE MATOS – DOURADOS/MS

Rúbia Duarte Parene, Bárbara Regina Ferrari, Marcos Leandro Mondardo

Resumo


Este artigo é resultado de um curso desenvolvido na disciplina de Geografia voltada às questões regionais, com a turma de terceiro ano noturno, do Ensino Médio, da Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos, localizada na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Trabalhar com outras linguagens geográficas (especificamente o audiovisual), permite
investigar as visões de mundo dos estudantes sobre as problemáticas existentes na sociedade e seu espaço. Por meio de documentários, no curso foi discutida uma diversidade de assuntos e temas tais como racismo, desigualdades sociais, exploração no trabalho, dentre outros, que, embora cada um com sua particularidade, permitiam diálogos entre si. Esse exercício criou um espaço fecundo de debates e potencializou o conhecimento oriundo das trajetórias dos alunos.


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DOI: https://doi.org/10.30612/el.v6i12.5981

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