PRÁTICAS EDUCATIVAS COMPARADAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO OMNILATERAL NA AMÉRICA LATINA (educational practices compared in rural education and the challenges of omnilateral formation in Latin America)
Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar os desafios e as
possibilidades da formação omnilateral na América Latina conforme
elaborado em Villela (2009-2010). Este trabalho tem por horizonte
sistematizar as práticas educativas do “Terceiro Mundo”, isto é,
originadas da experiência educacional dos países da América Latina,
África e Ásia. No processo de luta pela emancipação, esses países
construíram e estão construindo práticas educativas originais. Nesse
sentido, partimos da problematização histórico-teórico do tema, formação
omnilateral, e por desdobramento, abordamos a América Latina, escola e
formação omnilateral. Problematizamos especificamente as questões
relativas aos intelectuais e a organização do trabalho pedagógico nas
“escolas no campo” em Cuba (1960-1975). A questão dos “intelectuais e a
organização da cultura”, sob uma perspectiva gramsciana (GRAMSCI, 2000),
foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória
acadêmica (VILLELA, 2003; 2008; 2009-2010). No sentido de aprofundar
tais questões, abordamos os desafios da formação de crianças e jovens do
campo na América Latina. Ao analisarmos as práticas educativas em
educação do campo, emerge a temática contemporânea da justiça global.
Palavras-chave
práticas educativas, educação do campo, formação omnilateral, América Latina, justiça global.
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INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS