A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia

  • Vládia DA SILVA UFC
  • Alexsandra Maria Vieira MUNIZ Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar como os recursos didáticos podem contribuir para uma aprendizagem significativa do ensino de Geografia. Para tanto, faz-se aqui um apanhado histórico sobre a crise da Geografia escolar, atentando para a banalização do saber geográfico que é trabalhado nas escolas. Atrelado a isso, também se discute aqui sobre as repercussões significativas que o Movimento de Renovação trouxe para o ensino da mesma. Embora o movimento tenha culminado em discussões que viabilizassem um saber geográfico mais contextualizado com a realidade educacional dos estudantes, o que ainda se tem percebido é uma supervalorização das tecnologias da informação em detrimento da educação em geral e principalmente da ciência geográfica, assim, a internet, os jogos, a televisão entre outros, vem ganhando uma aceitação maior em relação aos jovens do que o próprio ensino habitual. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar como essas ferramentas que fazem parte do cotidiano dos jovens podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem da Geografia, de maneira a torná-lo mais interessante aos olhos dos estudantes. Desta forma são apresentados, neste trabalho, a potencialidade de alguns recursos didáticos, dando-se ênfase na produção e utilização de maquetes.

Biografia dos Autores

Vládia DA SILVA, UFC
Graduanda em Geografia pela Universisade Federal do Ceará. participou como bolsita de extensão do Projeto Turismo Educativo Local vinculado ao Laboratório de Estudos Geoeducacionais
Alexsandra Maria Vieira MUNIZ, Universidade Federal do Ceará
Profa. do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará
Publicado
21/07/2012
Como Citar
DA SILVA, Vládia; MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 62-68, jul. 2012. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

Geografia escolar; Recursos Didáticos; Ensino e aprendizagem