INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE MILTON SANTOS: REFLEXÕES SOBRE O “TRABALHO DO GEÓGRAFO...”
Palavras-chave:
Milton Santos, Teoria miltoniana,
Epistemologia da geografia, Região,
Geografia crítica
Resumo
É comum aos estudiosos e à comunidade geográfica em geral apontarem o livro “Por uma Geografia Nova” como o marco da teoria miltoniana. Ao contrário, compreendemos que o projeto teórico miltoniano tem seu início dez anos antes com a produção do livro “O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo”. Nesse sentido, o presente artigo busca fazer uma análise desse livro, com o objetivo de demonstrar que é a partir dessa obra que Milton Santos começa a lançar vários elementos que serão aprofundados em livros subseqüentes, culminando com a produção “A Natureza do Espaço”.
Downloads
Publicado
2011-04-30
Como Citar
Dantas, A., & Tavares, M. (2011). INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE MILTON SANTOS: REFLEXÕES SOBRE O “TRABALHO DO GEÓGRAFO.”. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (30), 139-148. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74237
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.