DIAGNÓSTICO DOS ASSENTAMENTOS URBANOS INFORMAIS DA REGIÃO NOROESTE DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS) / DIAGNOSIS OF THE INFORMAL URBAN SETTLEMENTS OF THE NORTHWEST REGION OF THE RIO GRANDE MUNICIPALITY (RS)

Maristel Coelho San Martin

Resumo


Essa pesquisa tem como objetivo localizar e caracterizar os assentamentos urbanos informais, em uma parte da região noroeste do município de Rio Grande/RS, diagnosticando suas condições atuais e verificando se houve expansão, estagnação, ou regressão dessas áreas no período entre 2005 a 2018. Esse recorte temporal foi escolhido, pois, compreende o período de implantação e das atividades do Polo Naval nessa cidade, a qual passou por um processo acelerado de expansão urbana a partir de 2005, exibindo déficits em alguns serviços, sobretudo, no setor habitacional. Para realizar essa pesquisa foram feitos levantamentos bibliográficos, pesquisa documental, levantamento de dados por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos (MOPS), e análise de imagens áreas pelo programa Google Earth Pro. A partir dos resultados, percebemos que houve um crescimento de todos os assentamentos urbanos informais analisados, sendo que todos possuem fornecimento de energia elétrica e água assim como atendimento parcial de escolas e unidades básicas de saúde. Além disso, há uma tendência de crescer ainda mais as posses do aglomerado subnormal, já que esse está próximo a uma área com possibilidades de se gerar uma nova centralidade para a cidade.

Palavras-chave: Assentamentos; Urbanos; Informais; Rio Grande.


Texto completo:

PDF

Referências


Livro:

COWARICK; L. A Espoliação Urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LEFEBVRE, H. O direito a cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

MARICATO, E. Brasil cidade: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

RIBEIRO, L. C. Q. e PECHMAN, R. M. O que é questão da moradia, São Paulo, Brasiliense. 1983

SOUZA, Marcelo Lopes. Mudar a cidade: uma introdução ao Planejamento e à gestão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand, 2004.

SPOSITO, M. E. B. Novos conteúdos nas periferias urbanas das cidades médias do Estado de São Paulo, Brasil. Investigaciones Geográficas, México, UNAM, n.54, 2004.

Artigo

MARICATO, E. Política urbana e o ministério das cidades: algumas diretrizes de implementação. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP. São Paulo. n. 14, p. 11-24, dezembro de 2003.

SALVATORI, HABIAGA, TOHRMANN. Crescimento Horizontal da Cidade do Rio Grande – Revista Brasileira de Geografia, V.51, Rio de Janeiro: IBGE, 1989.

Monografia/Dissertação

PINHEIRO, Maria Terezinha Gama. Vilas circundantes: ocupação, problemas preocupantes e emergenciais. Monografia de graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande, 1992.

VERRI, F. J. O Planejamento Urbano Integrado e a Atuação do SERFHAU no Rio Grande do Sul (1964-1975). Dissertação de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

Documentos em meio eletrônico

GOOGLE EARTH. Version7. 1.2.2041, 2016. Rio Grande/RS.

Disponível em: https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html

Acesso em: 14 jun. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Base de informações do Censo Demográfico 2010: resultados do universo por setor censitário. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

Disponível em https://censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores/?nivel=st

Acesso em: 15 set. 2018.

______. Censo demográfico 2010. Aglomerados Subnormais: primeiros resultados. Rio de Janeiro, 2010.

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/aglomerados_subnormais/def ault_aglomerados_subnormais.shtm

Acesso em: 30 set. 2018.

______. IBGE cidades. Município do Rio Grande, 2010.

Disponível em:

http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=431560&search=riogrande-do-sul|rio-grande

Acesso em: 16 set. 2018.

Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos (MOPS), 2010.

Disponível em:

https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/serv-mapa.php?s=1&codigo=431560

Acesso em: 09 set. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org