Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis
Resumo
Este estudo tem como objetivo evidenciar o processo de
(re)produção das identidades e das diferenças para as pessoas Trans –
Travestis, Transexuais e Transgêneros e as barreiras que enfrentam para
terem direitos básicos atendidos no cotidiano escolar. Buscando respaldo
na Teoria dos Estudos Culturais, apresentamos os dados de uma pesquisa,
que envolveu 37 educadores de 13 municípios do norte do Paraná,
realizada para a obtenção do título de Mestre em Educação. Concluímos
que a adoção de estratégias que discutam a identidade/violência de
gênero, transfobia e manifestações das sexualidades devem fazer parte do
cotidiano escolar, de forma a envolver todos os seus agentes no combate
à violência imputada a Estudantes Trans – E.T., promovendo a cultura do
respeito para com as diferenças.
Palavras-chave
Identidades; Diferenças; Gênero; Escola; Estudantes Trans.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0021
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - UEPG
Fone: +55 (42) - 3220 - 3046
E-mail: generogeo@gmail.com