Tecnologias computacionais e ensino de geografia: aplicação do Simcity como ferramenta para estudo e planejamento do uso e ocupação do solo em uma cidade / TECHNOLOGY BY COMPUTER AND TEACHING OF GEOGRAPHY: APPLICATION OF SIMCITY AS A TOOL FOR STUDYING AND PLANNING THE USE AND OCCUPATION OF LAND IN A CITY
Resumo
É bastante visível a grande inserção das tecnologias
computacionais em diversos setores da sociedade contemporânea, porém,
ainda são muitas as parcelas da sociedade que não têm acesso aos reais
benefícios de tais tecnologias. No caso específico da Geografia,
destaca-se o ambiente urbano fortemente materializado nas cidades, sendo
estas o principal lócus do homem contemporâneo. Nesse contexto,
observam-se atualmente, principalmente no Brasil, diversos exemplos que
vão desde planejamentos urbanos bem sucedidos até cidades que enfrentam
diariamente sérias dificuldades em função da falta de planejamento.
Sendo assim, esse trabalho busca, através do uso do software Simcity,
identificar ferramentas metodológicas de ensino inserido no contexto da
geografia urbana, destacando assim a grande necessidade de considerar o
estudo e planejamento do uso e ocupação do solo em uma cidade. Com
relação à funcionalidade propriamente dita, espera-se contribuir para
uma sensibilização urbana já no ensino básico, através do contato com as
várias problemáticas de uma cidade, exigindo, portanto, a idéia de
planejamento como contribuição para a qualidade de vida nas cidades.
Palavras-chave
ensino, planejamento urbano, cidade
Enviar artigo via e-mail