A contribuição da cartografia tátil para a formação de professores de geografia
Resumo
As representações cartográficas constituem um conteúdo
indispensável para o estudo da Geografia voltado para a formação da
cidadania e é notável a quantidade de literatura no Brasil que aborda o
ensino de Cartografia nas salas de aula, no entanto, as discussões sobre
o ensino desta disciplina dentro dos cursos de graduação ainda são
insuficientes. Este trabalho tem como objetivo principal destacar a
importância de cursos para formação continuada de professores que
abordem temas como a espacialidade em suas múltiplas dimensões e
representações. Destacamos uma experiência com formação continuada de
professores que ocorreu no ano de 2012, curso realizado em uma parceria
firmada entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual
Paulista (UNESP) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Nesta ocasião, os professores participantes ao serem desafiados a
elaborar um mapa tátil, expressaram dificuldades na leitura da
informação comunicada no mapa impresso a ser adaptado, principalmente no
que se refere aos aspectos da semiologia gráfica. Isso nos levou a
realizar uma revisão teórica dos princípios da comunicação cartográfica e
a concluir que a Cartografia Tátil pode ampliar as possibilidades de
aplicação de atividades práticas com mapas em sala de aula, para todos
os alunos, e tornar-se um conteúdo de apoio para o professor de
Geografia, independentemente de ter em sua sala de aula regular alunos
com deficiência visual.
Palavras-chave
nsino de Geografia, Cartografia Escolar, Formação de Professores.
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