CONFRONTANDO A VULNERABILIDADE E INDEFENSABILIDADE SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA ARTICULAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO (ASA).
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir as ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido – Um milhão de Cisternas Rurais (P1MC) e o trabalho realizado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Para avaliar as ações do programa foram realizadas entrevistas abertas com gestor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com membro da coordenação da ASA e com um beneficiário integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A análise dos dados indica que as ações da ASA têm sido efetivas ao instituírem práticas de convivência com o semiárido por meio de tecnologias de coleta e armazenamento de água de chuva, no entanto, o fortalecimento político das populações beneficiadas pelas ações ainda permanece como desafio.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.