MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: a influência familiar na vida escolar dos alunos da E. M. Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro
Resumo
MOTIVATION AND LEARNING: the family influence in the school life of the students of E. M. Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro
MOTIVACIÓN Y EL APRENDIZAJE: la influencia sobre alumnos de la escuela de la vida familiar E. M. Nonato Bogéa Ribeiro
Muitos são os debates em torno da aprendizagem e do desempenho escolar dos educandos de modo geral. Sob essas discussões, está presente um aspecto muito importante, que é a satisfação do aluno em participar ativamente das atividades que lhes são propostas. Isto é, a motivação, compreendida como um fator psicológico, impulsiona-o a querer, a ter vontade de alcançar objetivos e encarar desafios. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de colocar em pauta a importância do fator motivação para a aprendizagem, demonstrar em que nível esse fator está presente no cotidiano escolar dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro, Grajaú – MA, bem como apresentar dados da pesquisa com os discentes sobre o que ou quem lhes provoca motivação para estudar. Para a construção deste trabalho, buscou-se uma análise fundamentada em teorias e levada à prática pela observação do ambiente escolar e aplicação de questionário, a fim de perceber a satisfação dos sujeitos envolvidos e compreender o que os autores abordam sobre o tema. Faz-se importante aprofundar os conhecimentos acerca da motivação, a qual, muito significativa no eixo ensino/aprendizagem, representa, pois, um imprescindível mecanismo para melhorar a educação e alavancar melhores resultados de aprendizagem e desempenho dos discentes.
Palavras-chave: Aprendizagem; Escola; Motivação.
ABSTRACT
Nowadays,
there are many discussions around the learning and school performance
of students in general. In these arguments, there is a very important
aspect, the student's satisfaction by actively participating in the
activities proposed to him, that is, his motivation, the psychological
factor which leads him to want and seek to achieve the desired goals and
challenges. This research aims to: (a) highlight the motivation factor
importance for learning; (b) demonstrate at what level this factor is
present in the daily routine of elementary school students of the
Municipal School Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro, Grajaú City, Maranhão
State (MA), Brazil; and (c) present the research data with the students
about what or who motivates them to study. For constructing this work,
analysis based on theories was used, the school environment was
observed, and a questionnaire was applied to perceive the involved
subjects’ satisfaction and to understand the authors' considerations on
the subject. Further study is needed about the motivation, theme
considered very significant in the teaching/learning axis by the
theorists, who emphasize that the motivation is essential for learning.
Keywords: Learning; School; Motivation.
RESUMEN
En
la actualidad, muchos son los debates en torno del aprendizaje y
desempño escolar de los educandos en general. En estas discusiones, está
presente un aspecto muy importante que es la satisfacción del
estudiante a participar activamente de las actividades que se les
proponen, es decir, su motivación que es comprendida como un factor
psicológico que lo impulsa a querer, a tener ganas de alcanzar objetivos
y enfrentar los desafíos. Esta investigación tiene el objetivo de poner
en pauta la importancia del factor motivación para el aprendizaje,
demostrar en qué nivel ese factor está presente en el cotidiano escolar
de los alumnos de la enseñanza fundamental de la Escuela Municipal
Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro, Grajaú - MA, así como datos de la
investigación con los discentes sobre qué o quién les provoca motivación
para estudiar. Para la construcción de este trabajo se buscó un
análisis fundamentado en teorías y llevado a la práctica por la
observación del ambiente escolar y aplicación de cuestionario, a fin de
percibir la satisfacción de los sujetos involucrados y comprender lo que
los autores abordan sobre el tema. Es importante profundizar los
conocimientos sobre la motivación que es muy significativa en el eje
enseñanza / aprendizaje, pues entre los estudiosos hay énfasis de que la
motivación es imprescindible para el aprendizaje.
Palabras clave: Aprendizaje; Escuela; Motivación.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p149-167
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |