Geodiversidade do município de amarante, estado do piauí
Resumo
A Geodiversidade é uma temática em crescente avanço. Isso se deve ao fato de que os olhares aos aspectos abióticos da natureza estão cada vez mais aguçados, frente aos grandes impactos ambientais ocasionados pela extração de matéria-prima para usos múltiplos. Sendo a geodiversidade a base que sustenta a biodiversidade e as mais variadas atividades humanas, seu uso está restritamente relacionado à saúde ambiental e humana. O município de Amarante, no estado no Piauí, apresenta uma notável diversidade geológica, geomorfólogica e pedológica. Tais aspectos estão diretamente associados ao uso e ocupação da terra, nos quais apresentam limitações e potencialidades, que devem ser respeitadas para garantir uma qualidade ambiental no referido município.
Referências
BRILHA, J. Patrimônio geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Lisboa: Palimage Editores, 2005.
AGUIAR, R. B.; GOMES, J. R. C. (orgs.). Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Amarante. Fortaleza: CPRM, 2004.
CPRM. Serviço Geológico do Brasil. Mapa Geodiversidade do Piauí. Brasília: CPRM, 2009. Disponível em:
GRAY, M. Geodiversity: Valuing and Conserving Abiotic Nature. England: John Wiley & Sons, Chichester, 2004.
LIMA, I. M. M. F. Morfodinâmica e meio ambiente na porção centro-norte do Piauí, Brasil. 309 f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: http://iracildefelima.webnode.com
NASCIMENTO, M. A. L. do; RUCKHYS, U. A.; MANTESSO-NETO, V. Geodiversidade, geoconservação e geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico. Sociedade Brasileira de Geologia, 2008.
RIBEIRO, K. V.; LIMA, I. M. M. F.; ALBUQUERQUE, E. L. S. Caracterização geomorfológica do município de Amarante, estado do Piauí, Brasil. Revista de Geociências do Nordeste, v. 2, n. Especial, p. 123-132, 2016.
RIBEIRO, K. V. Município de Amarante, Estado do Piauí: relações entre o ambiente e o uso da terra. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras, Curso de Geografia, 2016.
PFALTZGRAFF, P. A. S.; TORRES, F. S. M.; BRANDÃO, R. L. (orgs.). Geodiversidade do Piauí. Recife: CPRM, 2010.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).