A geografia escolar na educação básica: aproximações entre a realidade do estado do Piauí e o município de Alto Longá (PI)

  • Lineu Aparecido Paz e Silva UFPI
  • Raimundo Lenilde de Araújo UFPI
  • Cintia Dos Santos Lins Universidade de Brasilia

Resumo

Este estudo apresenta como objetivo fazer breve histórico acerca da educação geográfica no Estado do Piauí, a sua evolução, a relação com o Ensino de Geografia e ao ensino na Educação Básica. Alguns fatores se destacam na evolução do Ensino no Estado do Piauí, dentre eles a atual conjuntura do cenário educacional no Estado, os cursos de formação de professores da Educação Básica, a evolução dos sistemas de ensino, os investimentos em educação, os recursos didáticos diversificados, as novas tecnologias aplicadas à educação e a universalização do ensino. A história da educação em geografia no Piauí mostra a sua evolução tendo como destaque os cursos de formação de professores da Educação Básica, a transformação dos sistemas de ensino, os investimentos em educação, os recursos didáticos diversificados que mudaram o cenário piauiense na educação. 

Biografia dos Autores

Lineu Aparecido Paz e Silva, UFPI
Doutorando em geografia e professor da educação básica
Raimundo Lenilde de Araújo, UFPI
Doutor em Educação Brasileira e Professor de Geografia da Universidade Federal do Piauí
Cintia Dos Santos Lins, Universidade de Brasilia
Doutoranda em Geografia
Publicado
08/08/2017
Como Citar
SILVA, Lineu Aparecido Paz e; ARAÚJO, Raimundo Lenilde de; LINS, Cintia Dos Santos. A geografia escolar na educação básica: aproximações entre a realidade do estado do Piauí e o município de Alto Longá (PI). Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 21 - 30, ago. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/550>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Palavras Chave: Ensino de Geografia, Estado do Piauí, Alto Longá.