As novas formas de se ensinar e aprender geografia: os jogos eletrônicos como ferramenta metodológica no ensino de geografia
Resumo
RESUMO
O período atual denominado técnico-científico-informacional trouxe no seu bojo mudanças abrutas do ponto de vista social, político, econômico e cultural da sociedade contemporânea. Diante desse estágio espaço-temporal a sociedade moderna demanda por uma nova Geografia que possibilite ao educando diferentes entendimentos do território em movimento. Com isso, novas formas de se ensinar e aprender Geografia passa a valorizar a apropriação de um saber reflexivo e competente que dê autonomia ao indivíduo para tornar-se contextualizador e crítico – ao mesmo tempo competitivo dentro do mundo de trabalho. A estruturação da sociedade em redes conduz a necessidade de uma educação que seja instrumentalizada para o conhecimento construído coletivamente e para saberes em comum, assim, é preciso estar comprometido em educar para a vida, sendo competente e dominando os conteúdos técnico-científico, político e pedagógico. Jamais a necessidade de formação continuada foi tão exigida em todas as áreas profissionais, e esse fato se deve a velocidade com que as novas informações, as novas tecnologias e linguagens tomaram conta do cotidiano no espaço geográfico. No Brasil os educadores recentemente vêm incorporando em suas práticas pedagógicas as denominadas tecnologias interativas como forma de auxiliar no processo ensino aprendizagem. No intuito de contribuirmos nesse debate, propomos nesse artigo como os jogos eletrônicos podem tornar-se um excelente recurso didático pedagógico no processo de ensinar e aprender Geografia.
Palavras-chave: Ensino de Geografia – Educação – Jogos eletrônicos.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).